Faleceu o Empresário Manuel Valério – Discurso Direto

Faleceu esta noite o empresário Manuel Valério Soares Figueiredo.

Fundador e proprietário do Museu das Trilobites-Centro de Interpretação Geológica de Canelas, foi distinguido pelo município de Arouca com a Medalha de Mérito Municipal, Grau de Ouro, pelo seu estudo e constante trabalho de preservação e divulgação dos fósseis (Trilobites) da Louseira de Canelas.

Grande estudioso do património natural e cultural, principalmente da sua freguesia de origem Canelas, foi um dos grandes promotores e responsáveis pela criação do Arouca Geoparque Mundial da Unesco, estrutura em que um dos pontos de visita mais importantes é o Museu das Trilobites, onde se encontram alguns dos maiores exemplares do mundo destes fósseis, que foram recolhidos nas ardósias que o rodeiam pela Empresa Ardósias Valério & Figueiredo, LDA, onde era sócio.

Foi igualmente sócio fundador da AGA-Associação Geoparque Arouca, onde integrava a direção.

O seu legado na divulgação do Arouca Geoparque e na preservação do património geológico de Arouca fazem dele uma figura que seguramente ficará na história desta entidade e dos arouquenses.

O Jornal Discurso Directo homenageia assim a sua memória endereçando à família as mais sinceras e sentidas condolências.

Texto: Ana Isabel Castro
Fotografia: Associação Arouca Geopark
Fonte: Discurso Direto – https://discurso-directo.com/2021/11/10/faleceu-o-empresario-manuel-valerio/
Ano: 2021